Despertando para a sustentabilidade

Despertando para a sustentabilidade
Por: Laura Veras | 11/02/2020

A Livraria Cultura relançou o Programa+Leitores no dia 07/02/20. Os clientes podem levar livros comprados em até 06 meses nesta livraria e trocar por créditos para uma nova compra. Excelente ação de sustentabilidade porque os livros voltam para a loja com um preço mais barato aumentando sua vida útil, fazendo a economia circular sem a necessidade de produzir mais livros.

Participei durante o evento com o Bate-Papo do dia 07/02 com o tema “O despertar para a Reciclagem”quando pude relatar como ocorreu minha experiência com o assunto, tema este que já descrevi num artigo anterior deste Blog.

Na ocasião pude também informar dados importantes sobre a grave situação do Brasil em relação à reciclagem do plástico:

1º - O plástico dura em média 400 anos para se decompor na natureza:
2° - O Brasil é o 4° país do mundo que mais gera lixo plástico, ficando atrás da China, Estados Unidos e Índia. Produzimos 11,3 milhões de toneladas por ano e só reciclamos 3% , muito abaixo da média mundial de 9%.;

3° - 50% dos plásticos consumidos são usados uma única vez;

4° - 1.500 toneladas de resíduos gerados por copos descartáveis todos os dias, totalizando 720 milhões de copos;

5° - 100.000 animais marinhos morrem por entrelaçamento ou ingestão de plástico por ano.

E a nossa responsabilidade diante deste cenário? Precisamos nos conscientizar de que nossa mudança de hábitos diários repercute diretamente nesta atual situação. Todos somos responsáveis pelo lixo que produzimos. É necessário colocarmos em prática os 5 R’s da Sustentabilidade: REPENSAR/RECUSAR/REDUZIR/REUTILIZAR/RECICLAR. Pedi que cada um de nós fizesse uma reflexão sobre o lixo que descartamos diariamente e começássemos com pequenas mudanças que depois de incorporadas, poderiam ser acrescentadas a outras e dei meus exemplos pessoais que constam nas minhas redes sociais joepetita. Estas mudanças, quando multiplicadas começarão a melhorar nosso drástico panorama, principalmente se nos dispusermos também a influenciar nossos amigos e familiares a fazerem o mesmo.

Em relação à Sustentabilidade, li certa vez que “ o maior erro é não fazer nada por achar que se faz pouco!” Concordo plenamente.



Compartilhe